logo RCN
NOTÍCIAS

MP apura denúncias de 'fura-filas' da vacina contra covid-19

  • O Globo -

Relatos compartilhados nas redes mostram prefeitos, fotógrafo, filho de deputado e até chefe de setor de informática recebendo a vacina

Com o início das campanhas de vacinação contra a covid-19 no Brasil, surgiram os primeiros relatos de pessoas que estão passando na frente dos grupos prioritários, os "fura-filas". Entre os registros, divulgados - e celebrados - abertamente nas redes sociais, estão prefeitos de cidades da Bahia, Sergipe e Paraíba, profissionais nomeados no dia da imunização no Amazonas, um fotógrafo no Pernambuco e um chefe de setor de informática no Rio Grande do Norte. A lista continua crescendo. Em todo o País, o Ministério Público acompanha as denúncias, que podem levar a ações penais e acusações de improbidade administrativa.

Contando com apenas 6 milhões de doses disponíveis da vacina contra a covid-19, o Plano Nacional de Imunização, elaborado pelo Ministério da Saúde, definiu como grupos prioritários os idosos e deficientes residentes em institutos de longa permanência, profissionais de saúde e indígenas aldeados. No plano, o ministério recomenda uma "ordem de priorização" entre os profissionais de saúde, com as equipes de vacinação, trabalhadores de asilos e funcionários de serviços de saúde público e privados que atuam na linha de frente do combate à covid-19 em primeiro lugar. Estados e municípios podem, dentro dessas categorias, "adequar a priorização conforme a realidade local".

Especialistas defendem que a vacinação contra a covid-19 deve ser uma estratégia coletiva, não individual, com o objetivo de proteger as pessoas que pertencem aos grupos de risco e as que estão mais expostas ao vírus que já matou mais de 212 mil brasileiros.

CDL Joinville perde seu ex-presidente e atual superintendente, Jorge Domingues Anterior

CDL Joinville perde seu ex-presidente e atual superintendente, Jorge Domingues

Brasil já produz Sputnik V; produção aumenta em fevereiro Próximo

Brasil já produz Sputnik V; produção aumenta em fevereiro

Deixe seu comentário